29 Comentários
Comentário removido
Nov 4, 2022
Comment removed
Expand full comment

Que bom que gosta, Ana!! <3

Expand full comment

Tati, seus textos são ótimos.

Para mim é como se ativasse um conhecimento que já existe no nosso interior, mas que está ali meio adormecido enquanto vivemos no piloto automático. O mesmo piloto automático que além de muitas vezes agredir o corpo (e por consequência a mente) faz com que a gente não pare para se observar, se conhecer mais e viver com mais harmonia.

Quando leio seus textos, fica evidente que essa auto observação, lapidada com atenção, e a execução dessas observações do que é melhor para o meu corpo e minha mente, são o passo número 1 em direção ao bem estar.

Muito obrigada! ♥

Expand full comment

Xará, querida!! É isso mesmo, eu só estou aqui amplificando o que o seu corpo está aí te dizendo o tempo todo. Obrigada por estar aqui! :)

Expand full comment

Acho que o que mais nos impede de estarmos conectados com nós mesmos é a correria. Quando fazemos tudo com muita pressa, não escutamos o que o nosso corpo quer falar

Expand full comment

Sim! E aí precisamos entrar num outro questionamento: será que a correria é formada somente por coisas de fato essenciais? Falando por mim mesma, sinto que temos um problemão de hiperresponsabilização + deficiência para definir prioridades. Venho pensando muito nisso, sem minimizar as reais obrigações da vida adulta.

Expand full comment

Palavras sábias. Né identifiquei com vc. Amei ler. Questões provocativas. Me fizeram repensar. 😉😉

Expand full comment

Que bom, Lu! É para isso que eu estou aqui. Beijos!

Expand full comment

Ansiosíssima pro seu novo lançamento!🥳 Estou tão desconectada que nem consegui responder suas perguntas de hoje 😢

Expand full comment

Que bom te ver aqui!! Aproveita o fim de semana para isso! :) Beijocas

Expand full comment

Verdade Tati, tenho tentado fazer o meu possível ultimamente. E realmente é impressionante o quanto a gente ganha se observando. Minha mais recente descoberta é que meu corpo não tem aceitado muito bem o açúcar então estou num processo de parar de comer até de vez em quando…fácil não está mas a gente faz o possível né 😅

Expand full comment

Tipo eu com o vinho, Paty :( que tristeza hahaha

Expand full comment

Ótimo guia, adorei a reflexão!

Acho que no meu caso é mais uma questão de saúde mental. Desde que parei com os remédios pra ansiedade e depressão, venho incluindo hábitos pra não deixar a peteca cair. Quando falho por um tempo, percebo bastante diferença. Então, no momento seria a meditação ou exercícios de respiração. Não são fáceis de incluir fora de casa, mas dá pra ser feito. Agora preciso me atentar ao físico pra entender do que preciso!

Expand full comment

Um passo por vez, Flávia! Você já está no caminho. Uma coisa que pode te ajudar é colocar o alarme do celular para momentos do dia que você sabe que estará um pouco mais tranquila, para se lembrar de focar no presente e observar o corpo. Deixar recadinhos em post it "Observe-se" pode também te ajudar neste hábito :) Beijos!

Expand full comment

Sei meus oponentes (rinite e intestino), mas o desafio é saber o que causa o caos além do obvio. Tenho sensibilidade n celíaca ao glúten e intolerância a lactose, então sei que glúten dá ruim e lactose sei minha dose. Fora isso, fico perdida e buscar a causa às vezes me deixa mais ansiosa. enfim... aos poucos chegamos lá. :*

Expand full comment

Oi, querida! Sei como é. Uma sugestão: dentro do possível, agendar menos tarefas (delegar, eliminar, postergar) sempre que possível, para que sobre mais tempo para você se observar. Manter um diário no qual você anote tudo o que foi comendo e sentindo ao longo do dia também vai te ajudar. Por exemplo, se vc faz 4 refeições ao dia, coloca o despertador para tocar num momento que você sabe que já terá terminado de comer, e assim você pode escrever rapidinho o que comeu, o seu estado mental no momento e como está se sentindo desde a refeição anterior. Não há outro caminho que não seja a auto observação :) Beijos e até a próxima semana!

Expand full comment

Obrigada pela dica, Tati. Farei isso. <3

Expand full comment

Adorei, Tati. Meus oponente são o intestino e o fígado. Alimentação ruim detona meu intestino e noites mal dormidas seguidas me dão uma enxaqueca louca - fígado! Vou lembrar dos inegociáveis! Obrigada! Bj

Expand full comment

Oi, Cintia! Já saber quais são os oponentes e os gatilhos é 70% do caminho. :) Beijos!

Expand full comment

Muito bom, Tati! O ayurveda tem me ajudado bastante a evoluir na auto observacao, mas confesso que identificar os gatilhos ainda segue sendo um grande desafio pra mim. Obrigada pela reflexao :)

Expand full comment

Livia, é assim mesmo! Estou neste caminho há cerca de 7, 8 anos, e ainda venho virando chaves. Um passo por vez. Beijos!

Expand full comment

Principal oponente: hormônios e mente agitada

Gatilhos: leite de vaca, excesso de informações, alimentação ruim

Hábitos inegociáveis: (aqui rola um grande vazio, pq não sei ainda o que REALMENTE funciona). comer vegetal verde escura 3x na semana, vegetais todos os dias, evitar o leite, meditação e presença. Delegar funções. Evitar informações muito ruins com frequência. Ritual da manhã com presença. (Parece impossível os hábitos pra mente)

Consequências quando ativos: calvície, cansaço físico, acne, hipoglicemia, névoa mental, estresse, irritação, tristeza e insatisfação.

Expand full comment

Querida! Para você descobrir seus hábitos inegociáveis, é urgente que você mapeie tudo que você faz. Lembra daquela fichinha de autoavaliação que tem no Rotina e eu cheguei a disponibilizar gratuitamente no instagram por um tempo? Pois é, imprimir umas 30 e preencher uma por dia pode te ajudar! Beijos <3

Expand full comment

Oi, Tati, coisa boa te ler! Sempre me identifico e me ajuda a colocar as coisas em perspectiva... Eu acho que já consegui identificar os meus principais oponentes: estômago e dores tensionais nos ombros e na cabeça - resultados de uma Pitta braba, que anda trabalhando muito! Meu gatilho-mor é mental. Se estou estressada, irritada, preocupada a coisa desanda mesmo que a alimentação esteja ok. Se estou relax nada me afeta (já percebi isso em viagens, quando consigo realmente desligar de preocupações). Quando estou na minha rotina em casa, os gatilhos imediatos do estômago são frituras e comidas com derivados de leite, então evito ao máximo esses dois para não ter azia e refluxo. Das dores tensionais são o meu trabalho, que é a advocacia, então me exige muitas horas sentadas na mesma posição e lidando com problemas que literalmente me pesam os ombros. Tento reduzir, incluir atividades no meio do dia para diminuir as horas, mas nada funciona totalmente porque acabo trabalhando menos e ficando mais preocupada que não rendi... Talvez precise trocar de trabalho mesmo e sempre penso no teu relato com a arquitetura! Ás vezes não tem saída, né? Ainda bem que tu abandonou e veio pra esse mundo aqui nos trazer à reflexão. A gente agradece! :)

Expand full comment

Carol, quantos dados sobre si mesma você já levantou! Olha, sabe que hoje em dia eu olho para trás e penso que, se eu soubesse tudo o que sei hoje, de repente daria para ter permanecido na Arquitetura com ajustes de área. Quando estamos olhando de fora, fica mais fácil encontrar alternativas. Quem sabe você não possa buscar alguns mentores para te apoiar? Advogadas mais experientes e uma mentora de carreira com bastante experiência podem te ajudar a enxergar possíveis soluções. Beijos!

Expand full comment

Amo seus textos, videos. Fui buscar um curso seu de ayurveda na pratica ' vida real' e não estava mais disponivel. Quando sera lançado um curso como ele?

Obrigada =)

Expand full comment

Oi, Silmara!! Muito obrigada pelo interesse no meu trabalho. O Rotina saudável com Ayurveda vida real saiu do ar em definitivo. A partir de março lançarei novos produtos de Ayurveda que o substituirão de forma mais prática ainda.

Fica por aqui para saber de tudo! :)

Beijos!

Expand full comment

Sua news atual me trouxe aqui - perdi essa pela correria do fim do ano!

Calhou de hoje ser o dia que faço as minhas metas do semestre, e nossa, esse é um ótimo primeiro passo pra conseguir cumpri-las.

No meu caso, isso me pega: foco/disciplina e alimentação balanceada. Com esse mergulho aqui decidi que dormir 8 horas por dia, separar horários para acessar o que me dispersa (Instagram, Youtube e Whatsapp) e cozinhar aos domingos para deixar pronta as marmitas da semana serão os meus compromissos com o hábito mínimo.

Obrigada, Tati! Seu curso foi muito especial, mas essas news são um respiro e inspiração muito potentes!

Expand full comment

Ana, querida, fico muito feliz de saber que o meu conteúdo te ajuda!! Beijos e ótima semana!

Expand full comment

Tati, gosto muito quando o texto traz " Sua vez". Me dá um ânimo a mais.

Expand full comment